terça-feira, 16 de agosto de 2011

Netos...

Imagens e lembranças

Exemplos do filho Yarle



As crianças seguem os exemplos dos adultos. Temos dúvida disso? Yarle, segundo filho de Helena, é um tanto travesso, mas não faltaram exemplos para serem seguidos por seus sobrinhos e filhos.

À direita Yarle brinca de roda com crianças de uma creche que ele sempre visitava aos domingos. Semanalmente ele também ia ao Lar dos Idosos e levava seus sobrinhos e amigos. Com violão e fantasias, doava seu tempo e sua alegria para muitos. Exemplo dado, exemplo seguido...

À esquerda... bem... É o bloco do pente, em Piranga. Ou o Carnaval... Ou o bloco do Pereira... Mas ele esta com este vestido lindo... Exemplo dado.

Mensagem da filha Ana Maria

Hoje estamos reunidos para o primeiro encontro da família de Francisca Peixoto Lana e de José Firmino Lana. E, também, não deixando de lembrar a família Lana Celestino, Lana da Matta, Lana Milagres, Paula de Lana, Teixeira Lana, Henrique Lana, Lana Magalhães e dos nossos queridos Tio Vicente e Tia Socorro.

Não poderia deixar de falar também do meu querido pai, Valentim de Almeida Vasconcelos, pois sem ele não existiria a nossa família Lana Vasconcelos.
Agradeço muito a Tia Socorro por nos proporcionar esta alegria e este espaço de muitas lembranças.

E você mamãe! Quanta alegria poder comemorar os seus 90 anos, no lugar onde nasceu e viveu sua juventude ao lado de pessoas tão queridas. Parabéns mamãe, que Deus esteja sempre ao seu lado dando-lhe força e sabedoria para continuar sua missão.

Também estamos comemorando os 80 anos da nossa querida tia, mãe, amiga Socorro. Que Deus também esteja ao seu lado dando-lhe força e sabedoria para continuar a sua tão linda missão. Parabéns titia!

À Tia Lalia e seus filhos, obrigado por ajudar a Tia Socorro a conservar este espaço maravilhoso!

E a vocês primos e primas, por me ajudar a comemorar os 90 anos de mamãe com tantas emoções.

Aos meus queridos filhos, Alessandra, Alexandre, Ronan, Ronald e Iarly, aos meus lindos sobrinhos Tahbatha e Yhure, por estarem ao meu lado neste dia tão especial.

Ao meu querido Ronald, amigo e companheiro de todos os momentos, o meu muito obrigado. Amo você! Ao meu irmão Yarle pelo amor e companheirismo. Você está guardado bem no fundinho do meu coração!

Agradeço a Deus também por me dar estas duas joias, meus netinhos Sanny e Rafael. Vocês são minha vida!

Agradeço também a Deus pelos meus amigos que aqui estão, e a vocês amigos de Lavras Novas, pelo carinho.

Parabéns minha querida mãezinha, companheira, compreensiva e amiga. Te amo muito. Obrigado pelo que somos. Você é muito importante em nossas vidas.

Amo muito todos vocês!

Beijos com carinho!

Ana Maria

Piranga, 13 de agosto de 2011.

Muita alegria no Primeiro Encontro da Família Lana, comemorando os 90 anos de Helena

Durante dois dias reunimos a alegria de muitos anos! Foi um encontro inesquecível.

A palavra amiga e abençoada do Pe. Julião, que há muitos anos acompanha a comunidade de Piranga e a família, abriu o encontro de forma significativa.

Pe. Julião pediu que lucrássemos! Que lucrássemos, e que buscássemos incansavelmente o lucro em nossa vida! O lucro na vida dada por Deus e que hoje deixamos de colher, tornando nossa rotina diária mais importante que nossas relações, nossas amizades, nossas famílias e a nossa própria vida. Aquela ocasião era especial, um encontro que expressaria a “coragem” e a disponibilidade de todos para a vida, deixando para trás o que hoje é visto como mais importante, para ir a um grande encontro em família. O lucro na vida está em retirar dela a verdadeira felicidade, honesta, franca e intensa.

Nos encontramos para uma ocasião muito feliz: os 90 anos de Helena Lana. Foram 24 horas de emoção, homenagens especiais, palavras amigas, boas risadas e recordações que fortalecem nossos laços.

Na simplicidade de cada um, com a beleza exuberante da natureza, no ambiente em que nasceu a família de Vó Quita e Vô Zé, nos encontramos e comemoramos a vida. Com o apoio e o esforço dos familiares que se doaram para o momento, com amor.

Helena Lana não poderia ter privilégio maior na comemoração de seus 90 anos. Só o amor explica.

Confiram as fotos no Facebook

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Depoimentos, histórias, mensagens...



Depoimentos, histórias, mensagens... Um compacto de 20 minutos dos registros que somam mais de 2 horas de vídeo... Sobram risadas, momentos engraçados, descontração e carinho.

Um encontro especial de toda a família está próximo! E o carinho de Piranga por Helena vem sendo demonstrado através de muitas mensagens e recados!

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Histórias e palavras da família e de amigos



Nos dias 24 a 26 de junho de 2011 foram registrados depoimentos de amigos e familiares de Helena Lana. As gravações foram realizadas em Piranga e Ponte Nova - MG.

Depoimento - Helena Lana



Depoimento gravado em 11 de junho de 2011, em Belo Horizonte - MG.

sábado, 18 de junho de 2011

A terra natal...

Piranga nasceu como Arraial de Nossa Senhora da Conceição do Guarapiranga, uma referência à devoção à Virgem Maria, trazida ao Brasil pelos portugueses, e ao pássaro Guará, que povoava as margens do Rio Piranga.

Segundo alguns historiadores o povoamento da região teve seu início em 1691 e a inauguração da primeira capela em honra à Nossa Senhora da Conceição foi registrada em 8 de dezembro de 1695.

O ano de 1704 é considerado como o ano oficial de fundação do Arraial de Nossa Senhora da Conceição do Guarapiranga, que coincide com a descoberta e lavra do ouro a céu aberto, no Córrego das Almas, que corta o centro da cidade.

Entre os anos de 1708 a 1710, a Fazenda da Cotia, em Santo Antônio do Pirapetinga – Bacalhau – foi palco de batalhas da Guerra dos Emboabas, fato marcante da história de Minas Gerais;

Em 16 de fevereiro de 1718, foi erigida a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, uma das cinco primeiras de Minas Gerais.

Em 1º de abril de 1841, foi realizada a emancipação do município, revogada logo depois, e novamente proclamada em 20 de julho de 1868, pela lei 1537. Em 7 de setembro de 1923, o nome do município de Nossa Senhora da Conceição é reduzido para Piranga, como é atualmente conhecido.



Personagens históricos

Muitas são as figuras importantes nascidas em Piranga. Na política, o destaque é Cesário Alvim, primeiro governador de Minas Gerais após a Proclamação da República, que nasceu no distrito de Pinheiros Altos. Foi aqui que também nasceu Francisco Bernardino Rodrigues da Silva, ex-governador do Piauí, que ocupou também o cargo de Diretor Geral do Ministério da Agricultura, no governo Hermes da Fonseca.

No campo das artes, a maior expressão é Mestre Piranga, que tem uma escola de reconhecido valor no barroco mineiro. Outro expoente é o maestro Francisco Aniceto, com muitas de suas obras sendo estudadas hoje na UEMG, UFMG e em outras instituições dedicadas à música.

Piranga sempre foi reconhecida também como celeiro de dedicados pastores e de uma forte religiosidade. Dentre os que se destacam está Monsenhor Messias, grande empreendedor pastoral e administrativo, que se destacou pela edificação de escolas e de seu serviço na Arquidiocese de Belo Horizonte. Outro destaque é Cônego José Renato, professor, reitor do Seminário em Mariana e virtuoso sacerdote que deixou aqui seu exemplo de dedicação e fé.


Marco cultural

Um outro aspecto muito significativo em Piranga é sua vida cultural. O município é representado por três guardas de congo, sendo a mais antiga a Guarda de Nossa Senhora do Rosário da Sede, uma das mais antigas em atividade do estado de Minas, fundada em 1758.

A cidade também conta com três corporações musicais: Corporação Musical Santa Cecília, de 1875; Corporação Musical Nossa Senhora da Conceição de Pinheiros Altos e Corporação Musical Bom Jesus de Santo Antônio do Pirapetinga. A musicalidade de Piranga também pode ser ouvida com o Coral Cristo Rei, fundado na década de 1940 e o Madrigal Amigos em Seresta, fundado em 1996.

A presença negra na formação da história de Piranga é um dado à parte. Deles o município herdou a devoção à Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito, que até hoje são festejados em uma rica festa que reúne tradição, fé e cultura. São duas as comunidade quilombolas autodefinidas com reconhecimento pela Fundação Palmares e outras três em fase de reconhecimento.

Fonte: www.piranga.mg.gov.br
Conheça também: www.piranga.com.br

Uma leonina...

Leão é um signo de fogo, regido pelo Sol. Imagine um leão, com sua juba dourada, sua altivez inconfundível sua auto confiança e luz própria, como o próprio sol caminhando elegantemente sobra a relva. Essa imagem representa o leão típico. Ele é realmente o rei das selvas, pelo menos é assim que se sente. Adoram o aplauso das multidões e fazem tudo para recebê-los. Não ouse fingir que não percebeu sua majestade, ele não agüentaria esse terrível desprezo. A grande maioria dos leoninos é confiante, altivo, egocentrado, criativo, e pronto para se tornar um ser especial e quase mitológico.
São românticos, idealistas e leais por natureza. Frustram-se constantemente com a mesquinhez, com a maldade e deslealdade dos seres humanos comuns. A honra, o código de ética e a lealdade são indiscutivelmente características desse nosso altivo rei da floresta. Leão precisa de arrebatamento, de impacto, de originalidade e exuberância, de otimismo, alegria e heroísmo para sentir que a vida vale a pena. Caso contrário você vai se deparar com uma criatura de olhar triste, impotente e desolada.

Uma pequena dose de exibicionismo também cai muito bem de vez em quando. As pequenas tarefas do dia a dia não são o seu forte, esses detalhes, ele prefere deixar para seus subalternos. Leão adora tudo o que é bom, de boa qualidade, coisas bonitas e luxuosas. Não é conhecido por sua discrição, e quando sua conta bancária não condiz com suas necessidades, nosso amigo leonino começa a mostrar que os limites não são fáceis de suportar. Toda pessoa de leão é otimista, alegre, intuitiva e precisa sentir-se acima do bem e do mal. Quando sente que é um ser mortal como todos os outros, sua vida pode tornar-se um verdadeiro inferno.

As situações corriqueiras da vida como o pagamento de contas, supermercado ou levar os filhos ao dentista, ele prefere deixar para seus amigos capricornianos e virginianos. Essas tarefas não são para eles. O que eles querem é que você estenda um tapete para passarem, e depois que passarem, você cuida de arrumar tudo o que ficou para trás. Leão é carismático, charmoso e possui uma personalidade forte e decisiva. Mas todos, sem exceção não gostam de compartilhar com ninguém sua glória e aplausos. Sua maior característica é o amor. Sabem amar como ninguém, afinal o coração é regido por esse honroso signo de fogo.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Emoções

Quando eu estou aqui
Eu vivo esse momento lindo

Helena Lana, mineira, dois filhos, sete netos e dois bisnetos. Natural de Piranga, cidade interiorana de Minas Gerais, completa neste ano 90 anos de vida, um momento lindo e muito especial.

Olhando pra você
E as mesmas emoções
Sentindo...

Sempre alegre, batalhadora e dona de sua história, Helena é um exemplo de vida, e possui muita sabedoria. Estar ao seu lado, hoje, comemorando os seus 90 anos, nos traz muita emoção.

São tantas já vividas
São momentos
Que eu não me esqueci

Quanto emoção viveu este coração, que sempre deu espaço aos amigos e aos que precisavam de ajuda e apoio.

Detalhes de uma vida
Histórias que eu contei aqui...

Impossível falar de uma vida repleta de detalhes num vídeo ou numa conversa, mas estão todos convidados para compartilhar deste momento, de comemoração e agradecimento pela saúde e pelos 90 anos de uma linda mulher, mãe, avó, irmã, tia... Helena...

Amigos eu ganhei
Saudades eu senti partindo
E às vezes eu deixei
Você me ver chorar sorrindo...

Quanta força guarda Helena. Quantos amigos! Foram vários caminhos percorridos e, em todos eles, muitos amigos. Se todos pudessem compartilhar deste momento, ao lado de Helena...


Sei tudo que o amor
É capaz de me dar

Pais queridos e amados. Um grande amor, Valentim. Filhos e netos. Irmãs, sobrinhos e muitos amigos.


Eu sei já sofri
Mas não deixo de amar
Se chorei ou se sorri
O importante
É que emoções eu vivi...

A maior lição de Helena, um presente para todos nós. Em 90 anos, muita história, sorrisos e lágrimas. Uma fortaleza formada pela vida, pelas experiências, por emoções vividas!


Mas eu estou aqui
Vivendo esse momento lindo
De frente pra você
E as emoções se repetindo


Estamos juntos e queremos compartilhar a alegria da vida, de estarmos aqui, nesse momento, nos reunindo para comemorar toda uma vida, a alegria que Helena nos dá.


Em paz com a vida
E o que ela me traz
Na fé que me faz
Otimista demais
Se chorei ou se sorri
O importante
É que emoções eu vivi...


Com Deus e com muita energia, Helena nos fala da fé, das paixões, das alegrias e sentimentos que moveram sua vida até aqui, e que moverá por muito e muito tempo.

Afinal, os pretendentes podem se candidatar e os amigos podem vir, por que estão todos convidados para um encontro muito feliz!